Queijo Feta

Feta é um queijo coalhado típico da Grécia, feito tradicionalmente com leite de cabra e de ovelha. Desde 2005 que é uma denominação de origem controlada na União Europeia, o que implica conter pelo menos 70% de leite de ovelha e o restante de cabra. Fora da UE, queijos vendidos comumente como 'feta' podem incluir leite de vaca ou até ser inteiramente feito dele. É um queijo envelhecido, salgado e salmourado em água e soro de leite por diversos meses.



O queijo, de coloração branca e normalmente agrupado em "bolos" quadrados, seca rapidamente se retirado desse soro. A sua consistência varia entre o mole e o semiduro, com um sabor pungente e salgado que pode ser suave ou acentuado. É servido como queijo de mesa, assim como em saladas, empadas, tortas e outros alimentos assados, em especial aqueles com massas folhadas - como o spanakopita ("torta de espinafre") e tyropita ("torta de queijo"). Também pode ser grelhado como parte de uma sanduíche. A presença de queijos semelhantes ao feta, coalhados e salmourados, é conhecida na região mediterrânica há muitos séculos.



O primeiro registo conhecido datará do Império Bizantino, sendo especialmente associado à ilha de Creta. Crê-se que o termo grego féta vem da palavra italiana fetta ("fatia"), que por sua vez virá do latim offa ("mordida", "bocado"). Terá sido adoptada pelos gregos no século XVII, provavelmente referindo-se ao método de se cortar o queijo em finas fatias antes de servi-lo ao prato.

presente em produtos como

O meu Carrinho
0