Mozzarella

A mozzarella é uma variedade de queijo de origem italiana, cuja receita tradicional e certificada contempla exclusivamente o uso de leite de búfalo-asiático domesticado na sua confecção, sendo designado como Mozzarella di Bufala. A sua forma tradicional é uma espécie de macias bolotas de cor branca, conservadas em soro.

O seu nome deriva do seu método de fabrico, sendo um diminutivo de mozza e mozzare, que significa corte e cortar, num dialecto Napolitano falado na Campânia. No seu fabrico artesanal, o mestre queijeiro amassa e estica o coalho com as suas mãos, até obter uma pasta suave e brilhante, que é então cortada e enrolada em pedaços que formam o queijo individual. No entanto, existem outros tipos de mozzarella, nomeadamente a que é feita com leite de vaca (mozzarella fior di latte), a que é feita de leite total ou parcialmente desnatado, muito utilizada na indústria agro-alimentar ou a fumada (affumicata).

A mozzarella pode ser fresca, normalmente enrolada em bolas que vão desde 80 gramas até 1 quilo, ou semi-seca, apresentando-se então mais consistente e compacta, muito utilizada na preparação de receitas de forno como a lasanha e a pizza. Existem também os Bocconcini, que são as pequenas bolas de mozzarella semi-mole do tamanho de um ovo, feitas de uma mistura de ambos os leites e por vezes natas frescas, que tipicamente estão disponíveis em todos os supermercados e cuja aplicação culinária mais famosa é a Insalata Caprese, onde faz parceria com o tomate e o manjericão, especialmente indicada para acompanhar massas.

presente em produtos como

O meu Carrinho
0