Manjericão

Nativo da Índia, onde é considerado uma planta quase sagrada, o manjericão (Ocimum basilicum) é uma das mais importantes ervas culinárias. A sua mística espalhou-se pelo mundo, sendo usado pelos gregos ortodoxos em rituais religiosos e no interior do México como "talismã do amor”.

Com folhas decorativas e saborosas, dão um toque poético a diversos tipos de pratos. Também conhecido por basílico, é uma planta de intensa fragrância cujas folhas verdes são usadas como tempero aromático em diferentes tipos de comida. Enquanto erva culinária, ganhou especial notoriedade desde que o pesto, uma mistura de manjericão, pinhões e queijo parmesão, se popularizou. Saladas, pratos de massa, omeletes, sanduíches e molhos à base de tomate são outras das suas utilizações mais populares. O manjericão aparenta-se com a hortelã-pimenta, o que não surpreende uma vez que pertencem à mesma família.

É rico em vitamina K, Ferro, Cálcio e vitamina A. As suas folhas são conhecidas como um sedativo natural para tratar de enjoos, vómitos e dores de estômago. Ajuda no tratamento de infecções de pele, em uso externo, bem como repelente natural de insectos. Por último, é bastante apreciada como planta ornamental devido às suas belas flores.

presente em produtos como

O meu Carrinho
0