Castanha

Actualmente considerada como uma iguaria de Outono, a castanha foi um importante alimento para o Homem desde a Pré-História, dada a sua riqueza nutricional, sendo uma relevante fonte de energia. Em tempos de Inverno, quando o pão escasseava, a castanha era consumida como substituto. Embora seja uma semente, como a noz, tem muito menos gordura e muito mais amido (um hidrato de carbono), o que lhe confere variadas possibilidades de uso na alimentação. Por outro lado, o seu conteúdo em água ronda os 50 %.

Todas estas características fazem da castanha um fruto de teor calórico muito inferior aos restantes frutos de Outono. Devido à sua consistência e à riqueza em fibras, uma pequena porção de castanhas é suficiente para satisfazer o apetite. Entre os sais minerais presentes na castanha destacam-se o potássio e o ferro, importantes no exercício físico intenso. Contém igualmente magnésio, útil para nos aliviar da fadiga e do stress, e é rica em vitaminas C e B6.

É apropriada para períodos de convalescença, sendo por vezes recomendada para casos de gota e doentes do fígado e rins. Como puré é bem tolerada por quem sofre de problemas gástricos.

presente em produtos como

O meu Carrinho
0