Bacalhau

O bacalhau é um peixe que pertence à família Gadidae, cuja espécie mais consumida e reputada é o Gadus morhua. Habita as águas frias do Atlântico Norte e Árctico, especialmente ao largo da Noruega, Gronelândia, América do Norte e Islândia.

O povo Português foi o responsável pela introdução do bacalhau nos hábitos alimentares dos humanos, no século XV. De forma a garantir a sua preservação, durante as longas temporadas de pesca, o bacalhau era salgado. Tendo revelado ser adaptável a este método de conservação mantendo as suas características gustativas. Com efeito, o bacalhau ficou acessível à maior parte da população da época, que o elegeu como ingrediente especial na sua culinária. Na nossa cultura, a forma mais frequente de adquirir bacalhau é seco e salgado, sendo posteriormente demolhado para ser consumido, mas também se pode encontrar bacalhau fresco e congelado, bem como alguns alimentos derivados do bacalhau, como as ovas e o óleo de fígado de bacalhau. Actualmente, Portugal é o maior e principal consumidor a nível mundial.

O bacalhau é considerado um peixe magro graças ao seu baixo teor lipídico, predominando os ácidos gordos polinsaturados, que beneficiam a função cardiovascular e contribuem para uma boa tensão arterial, entre outros benefícios. No entanto, o teor em colesterol é elevado relativamente a outros peixes. É rico em proteínas de elevado valor biológico e ainda se destaca o elevado conteúdo em vitaminas A, E, B6 e B12. Podemos ainda realçar o elevado teor em sódio, cálcio, fósforo e magnésio.

presente em produtos como

O meu Carrinho
0