Atum

Os atuns (género Thunnus) são dos peixes mais apreciados em todo o mundo, em parte devido à popularidade do atum em lata. Na Grécia Antiga, já se usava conservar o atum em azeite ou salmoura. Os seus sucessores romanos preferiam o atum fresco e eram bastante exigentes na escolha, o bom atum tinha de vir de Bizâncio (actual Istambul) e ser pescado em épocas específicas do ano.

Alguns séculos depois, os habitantes do sul da Sicília iniciaram a tradição de preparar grandes quantidades de atum em conserva, a forma mais popular de consumo até hoje no Ocidente. Como o atum só aparecia nas águas daquela região por um curto período de tempo, os sicilianos, a partir do século V, começaram a cortar os peixes obtidos no período de pesca em pequenos pedaços e salgá-los para que se conservassem por mais tempo. Este método de conservação permitiu que o atum fosse levado para cidades longe do mar. Este tipo de peixe encontra-se nas mais diversas águas do mundo: do Mar Mediterrâneo ao Mar Negro, do Pacífico ao Atlântico passando pelo Índico. A sua carne é firme e densa e tem o sabor e textura mais carnudos de qualquer peixe. É um alimento densamente nutritivo.

É uma excelente fonte de proteína de alta qualidade, é rico numa variedade de nutrientes importantes, incluindo os minerais selénio, ferro, magnésio, potássio, fósforo, sódio, e as vitaminas do complexo B, niacina, B1, B6 e B12.

Os peixes de água fria, como o atum, são uma fonte rica de ómega 3. É conhecido por proporcionar benefícios a nível cardiovascular, arritmias, inflamações, controle de obesidade, eliminação de toxinas e redução do risco de alguns cancros.

presente em produtos como

O meu Carrinho
0